13 de jun. de 2018

Indicador CITATIONS do GBIF - Global Biodiversity Information Facility

O CRIA, através da sua rede speciesLink, compartilha com outras redes os dados de 166 coleções e sub-coleções biológicas do Brasil, com destaque para os herbários associados ao INCT-Herbário Virtual da Flora e dos Fungos. São cerca de 4,5 milhões de registros que hoje, no GBIF, representam 70% dos dados de ocorrência de espécimes que têm como origem coleções brasileiras.

Através desse post queremos divulgar um importante indicador que o GBIF disponibiliza para todas as coleções participantes, denominado CITATIONS. Para cada download de dados feito no GBIF é atribuído um identificador único denominado DOI (Digital Object Identifier) que o usuário deve citar como referência aos dados utilizados nas suas publicações. Com isso, é possível associar a fonte dos dados a cada publicação que cita esse DOI, atribuindo a cada coleção os artigos que usaram seus dados.

A figura a seguir mostra a página encontrada para a coleção URM - Herbário Pe. Camille Torrand da Universidade Federal de Pernambuco no GBIF.


A página do herbário URM apresenta informações como o número de registros no GBIF (87,669), o número de citações (13 CITATIONS) e a data da última atualização dos dados (05 de maio de 2018). Também apresenta a aba METRICS, com elementos indicando a qualidade, completude e distribuição taxonômica dos dados.

Mas nesse post queremos destacar o indicador CITATIONS que recupera todas as publicações que citaram DOIs dos downloads que possuem dados do herbário URM. A figura a seguir traz informações sobre duas dessas publicações.



Os artigos são clicáveis e acessando o DOI indicado, é possível obter a quantidade de dados utilizados de cada coleção.

O herbário URM apresenta 3 artigos de 2018 que citam o uso de seus dados. Certamente essa informação é um indicador que mostra a relevância e disponibilidade desse acervo. No entanto, o GBIF alerta ao fato que essa métrica ainda não reflete o uso real dos dados, uma vez que a maioria dos artigos ainda não usa o DOI dos downloads. Consideram ser necessário trabalhar junto aos pesquisadores e editores para melhorar a prática de citação dos dados. Voltando à página do herbário URM, clicando em ACTIVITY, o sistema mostra mais de 7 mil downloads que envolveram dados do acervo URM. É um indicativo que o número de citações em publicações que indicam o DOI do download é muito baixo.

Assim, queremos divulgar mais esse indicador disponível na rede Global que, na nossa opinião, demonstra a importância do compartilhamento aberto de dados e o reconhecimento da comunidade científica global aos dados, portanto, ao trabalho das coleções biológicas brasileiras. Vale a pena conferir!

Aproveito a oportunidade para agradecer ao Daniel Noesgaard (Science Communications Coordinator), Kyle Copas (Communications Manager) e Tim Hirsch (Deputy Director) todos do GBIF, que me explicaram o conceito e a metodologia usada para apresentar esses indicadores.