Tatiana Gibertoni, Professora Associada UFPE
Além das plantas, o Herbário conta com uma coleção de cerca de 350 mil fungos e líquens, dos quais 137 mil registros estão disponíveis online e 5400 representam espécimes-tipo. A coleção de fungos - Field Museum of Natural History (Botany) Fungi Collection (FMNH-Fungi) compartilha seus dados de coletas realizadas na América do Sul com o INCT – Herbário Virtual através da rede speciesLink. São dados de 4.816 espécimes de 901 espécies distintas. Mais de 3 mil registros têm imagens associadas e 818 são tipos. Em relação a material coletado no Brasil, são 1.218 espécimes (783 com imagens associadas) de 293 espécies distintas, sendo que 306 registros são de tipos.
A maior parte dessa coleção micológica é formada por fungos liquenizados e agaricoides, coletados principalmente por Rolf Singer no fim da década de 1970, Greg Mueller em 1987, Marcela Cáceres e Andre Aptroot em 2012. Na coleção brasileira, destacam-se os espécimes-tipo, especialmente de fungos fitopatogênicos, coletados por E.H.G. Ule no Amazonas, Rio de Janeiro e Santa Catarina e descritos por diversos autores (Fig 1) e os fungos agaricoides coletados e descritos por Rolf Singer (Fig. 2).
Figura 1. Fungos fitopatogênicos coletados por E.H.G. Ule no Amazonas e Santa Catarina (Fonte: FMNH-Fungi, http://inct.splink.org.br, acessado em 27/05/2020) |
Figura 2. Fungos agaricoides coletados e descritos por Rolf Singer ((Fonte: FMNH-Fungi, http://inct.splink.org.br, acessado em 27/05/2020) |
Referências:
Field Museum. Focus: Fungi and Lichens (www.fieldmuseum.org/science/research/area/focus-fungi-and-lichenshttps://www.fieldmuseum.org/science/research/area/focus-fungi-and-lichens)
INCT - Herbário Virtual da Flora e dos Fungos online (inct.splink.org.brhttp://inct.splink.org.br/)