10 de out. de 2024

 

PARTICIPAÇÃO NO WEBNÁRIO AMAZÔNIA EM DADOS PROMOVIDO PELA REDE UMA CONCERTAÇÃO PELA AMAZÔNIA E PÁGINA22

 

Para debater a importância e as características de ferramentas mais recentes capazes de “radiografar” e comparar regiões em temas mais sensíveis, a rede Uma Concertação pela Amazônia e a Página22 promoveram, no último dia 9 de setembro, o Webinário Amazônia em Dados: outras perspectivas para o desenvolvimento. O evento é parte da série Notas Amazônicas, cujo propósito é identificar caminhos para o desenvolvimento sustentável da região. O encontro contou com a participação de especialistas em ciência de dados, meio ambiente e políticas públicas do Centro de Referência em Informação Ambiental (Cria), do MapBiomas, e do Índice de Progresso Social (IPS Brasil). A mediação ficou a cargo do coordenador de Redes do Laboratório de Cultura Digital da UFPR/MinC, Jader Gama.

O evento pode ser assistido no link: Amazônia em Dados

 

ACONTECEU EM SETEMBRO A REUNIÃO GERAL DO INCT-HVFF

Nos dias 12 e 13 de setembro de 2024, o INCT-Herbário Virtual da Flora e dos Fungos (INCT-HVFF), um dos Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia do Brasil, celebrou seus 15 anos com uma grande reunião em Recife. O evento reuniu cerca de 150 curadores de herbários de todo o país. A sessão de abertura contou com a participação do reitor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), da diretora científica e da presidente da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (FACEPE), além de um representante do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

 

A programação incluiu apresentações das instituições parceiras do INCT-HVFF, abordando os avanços e desafios da rede, bem como a preparação de duas salas com painéis dos herbários para visitação.

Dora Ann Lange Canhos, Diretora Adjunta do CRIA e Coordenadora de Área (Sistemas de Informação e Pesquisa de Produtos) do INCT-HVFF, e Fernando Bittencourt de Matos, biólogo do CRIA, participaram do evento com as palestras “Uso dos dados de acervos além da taxonomia” e “Novos avanços no speciesLink”. Ambos também contribuíram no grupo de discussão sobre o speciesLink, plataforma fundamental para a integração de dados das coleções.

O CRIA, por meio do speciesLink, tem desempenhado um papel essencial no desenvolvimento e suporte do sistema de informação online do INCT-HVFF, facilitando o acesso e o uso de milhões de registros de plantas e fungos coletados no Brasil. O evento consolidou a importância da rede para a pesquisa científica, bem como para a conservação e restauração da biodiversidade.



                AcimaParticipantes do evento que reuniu cerca de 150 curadores de todo o país.

              AbaixoDora Ann Lange Canhos e Fernando Bittencourt de Matos - CRIA