LANÇAMENTO DO PROJETO GOOGLE WORLD WIDE WOOD
O Google acaba de lançar o projeto ““World Wide Wood” (http://goo.gle/worldwidewood) o maior banco de dados on-line de histórias de árvores do mundo, com mais de 400 exposições
produzidas por mais de 100 parceiros globais em 36 países. O lançamento aconteceu dia 29 de abril, em Londres no Royal Botanic Gardens, Kew e o CRIA foi representado pelo biólogo
Fernando Bittencourt de Matos.
De redes sociais a engenheiros de ecossistemas, o Google convida o público a mergulhar nas maravilhas e nos benefícios dos organismos mais antigos, maiores e mais altos do mundo, por meio de fotografias impressionantes, histórias envolventes, fatos surpreendentes, áudio, vídeo, modelos 3D e materiais educacionais. O projeto fornece informações sobre a importante relação que temos com as árvores e apresenta conteúdo especializado sobre o papel vital que elas desempenham.
PARCERIA COM O GOOGLE ARTS & CULTURE: UMA NOVA DIMENSÃO PARA A FLORA
BRASILIENSIS
O CRIA participou do projeto Google World Wide Wood em parceria com pesquisadores do INCT – Herbário Virtual da Flora e dos Fungos na elaboração de histórias sobre a Flora brasiliensis. Em 2022, o CRIA consolidou sua presença no cenário internacional ao ser convidado a integrar a plataforma Google Arts & Culture (GA&C), um ambiente exclusivo para instituições culturais renomadas compartilharem suas histórias com o mundo. Inicialmente planejado para incluir 50 histórias sobre a Flora brasiliensis, o projeto superou as expectativas ao produzir 69 histórias e uma Pocket Gallery.
O projeto teve curadoria dos biólogos Fernando B. Matos e Luiza F. A. de Paula, ambos doutores em botânica, garantindo um conteúdo com rigor científico e uma abordagem envolvente para o público. As histórias foram organizadas nas seguintes categorias: paisagens (10), espécies/gêneros/famílias botânicas (26), biografias (10), temas diversos (16) e análises históricas contando com 7 histórias da historiadora Karen Lisboa (USP), podendo ser acessadas em https://artsandculture.google.com/partner/cria.
A supervisão foi de Vanderlei Perez Canhos e Renato De Giovanni (CRIA), e o material está
disponível em três idiomas: português, inglês e espanhol. Um dos aspectos mais inovadores do projeto foi a criação da Galeria de Bolso “Das Ninfas Gregas aos Biomas Brasileiros”
(https://artsandculture.google.com/story/IgUBEvq5qnyM9w), uma exposição virtual imersiva
inspirada na classificação da vegetação brasileira de Carl Friedrich Philipp von Martius. Nesse sistema, Martius dividiu o Brasil em cinco províncias florísticas e associou poeticamente cada uma a uma ninfa da mitologia grega, criando uma narrativa simbólica que conecta ciência, cultura e biodiversidade. A exposição permite que os visitantes explorem essa visão pioneira por meio de textos envolventes e imagens de alta resolução.
Experimento Botanic Atlas:
O Atlas Botânico é um mapa-mundi interativo que apresenta mais de 30 mil espécies de plantas de uma vasta coleção de espécimes de herbários com descrições detalhadas fornecidas através da Inteligência Artificial do Google. O usuário pode fazer buscas por plantas e países. Ao selecionar o Brasil, o Atlas apresenta 6.894 espécimes com várias imagens das exsicatas e da obra Flora Brasiliensis, e um texto sobre o conteúdo disponível.
Vídeo explicativo:
Simply desire to say this article is as great. Keep updated, write more
ResponderExcluirI checking continuously this weblog and I am impressed! Awesome!
ResponderExcluirIt was definitely informative article you've done. This site is very useful. Thank you
ResponderExcluirHi! I like to give you a Huge thumbs up for the great info right here, Love it
ResponderExcluirI believe that this weblog is interesting. Thank you for your time and efforts here.
ResponderExcluirThanks for sharing the informative post. Keep on writing the same way.
ResponderExcluirI enjoy this kinds of own post. It Like this knowledgeable blog here.
ResponderExcluirGreat inspiring article. Good work. Keep it up, Thanks for keeping it free.
ResponderExcluirI must thank you for the efforts you’ve put in writing this blog. Awesome!
ResponderExcluir