1 de mar. de 2016

Edição Especial Redes de Herbários e Herbários Virtuais no Brasil 

Edição Especial organizada pela Rede Brasileira de Herbários e publicada pela UNISANTA - Volume 4, No. 7 (2015)


O Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia - Herbário Virtual da Flora e dos Fungos publicou dois artigos na edição especial da revista Unisanta BioScience:
Os artigos descrevem a evolução do INCT-Herbário Virtual da Flora e dos Fungos (INCT-HVFF) ao longo dos últimos 7 anos, com o apoio do CNPq. O INCT-HVFF hoje integra dados e imagens de 100 herbários nacionais associados e 16 ainda não associados, 22 herbários do exterior, um acervo de lâminas de grãos de pólen além de 2 bases taxonômicas (Solanaceae Source e Convolvulaceae) e do Herbário Virtual Flora Brasiliensis. Através da plataforma speciesLink, o INCT-HVFF provê cerca de 5,1 milhões de registros textuais e mais de um milhão de imagens, além de diversas ferramentas e aplicativos, que permitem a visualização e análise dos dados, todos de acesso livre e aberto a todos os interessados.
Fig. 1. Distribuição geográfica da rede de herbários nacionais (fonte: speciesLink, 01/03/2016)

Nessa mesma edição, também destacamos os artigos:

Herbário Virtual da Flora e dos Fungos A. de Saint-Hilaire, fruto de uma parceria entre o Instituto de Botânica da Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo, o Muséum national d´Histoire naturelle de Paris (França), e o Centro de Referência em Informação Ambiental (CRIA). O Herbário Virtual A. de Saint-Hilaire foi disponibilizado on-line em março de 2013 com o apoio da Fapesp.
Fig. 2. Sistema on-line do Herbário Virtual A. de Saint-Hilaire

Registro Histórico e Herbário Virtual de Glaziou, fruto de uma parceria entre o Museu Nacional do Rio de Janeiro,  o Muséum national d´Histoire naturelle de Paris (França), e o Centro de Referência em Informação Ambiental (CRIA). O Herbário Virtual Auguste Glaziou foi lançado on-line para acesso público em 2014 graças ao apoio do CNPq.


O índice da edição especial está disponível na página http://periodicos.unisanta.br/index.php/bio/issue/view/56/showToc e inclui artigos sobre:
  • a Rede Brasileira de Herbários da Sociedade Botânica do Brasil;
  • a Rede de Herbários do Rio Grande do Sul;
  • Xilotecas Brasileiras;
  • o Herbário Virtual IAN da Embrapa Amazônia Oriental; e,
  • o Herbário Virtual Reflora, coordenado pelo JBRJ.
Boa Leitura!

Nenhum comentário:

Postar um comentário