22 de jul. de 2016

GEO BON Open Science Conference & All Hands Meeting (04 - 08 de julho de 2016 em Leipzig, Alemanha)


GEO BON Open Science Conference & All Hands Meeting (04 - 08 de julho de 2016 em Leipzig, Alemanha)




GEO BON tem por objetivo se tornar uma rede global de observação da biodiversidade, contribuindo com políticas efetivas de gestão da biodiversidade e serviços ecossistêmicos.



A sustentabilidade ambiental enfrenta enormes desafios com a intensificação das pressões sobre os sistemas bióticos da terra. Portanto, é provável que as metas de Aichi (Aichi Biodiversity Targets - https://www.cbd.int/sp/targets) não sejam atingidas em 2020. Hoje, é praticamente impossível avaliar o quão próximos ou longe estamos de alcançar essas metas. O conjunto de sistemas de informação sobre biodiversidade apresenta importantes lacunas geográficas e taxonômicas e a sociedade ainda não dispõe de um sistema global de observação capaz de monitorar um conjunto de variáveis essenciais e medir as tendências de ganho ou perda da biodiversidade.  Esse foi o foco da conferência.

Nos últimos três anos, as ações do GEO BON foram focados na discussão sobre a definição de variáveis essências à biodiversidade (EBVs – Essential Biodiversity Variables) e no desenvolvimento de redes nacionais, regionais e temáticas de observação da biodiversidade.

Na conferência, os primeiros dois dias foram dedicados a plenárias e sessões temáticas preparatórias para os três dias seguintes de discussão do plano estratégico do GEO BON para o próximo triênio.

As apresentações e vídeos da conferência estão disponíveis no endereço  http://conf2016.geobon.org/geo-bon-open-science-conference/presentations/

A conferência contou com a participação de duas representantes do Brasil -  Eline Martins do CNCFlora e Dora Ann Lange Canhos do CRIA (Centro de Referência em Informação Ambiental) e membro do Advisory Board do GEO BON. Juntas, em uma das sessões, tiveram a oportunidade de relatar um pouco sobre o processo de desenvolvimento da lista de espécies da flora brasileira ameaçada de extinção, indicando a importância de contar com os dados on-line dos herbários nacionais e estrangeiros na rede speciesLink e com a Lista de Espécies da Flora do Brasil.

GEO BON é sem dúvida uma importante iniciativa que deve estar no nosso radar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário