19 de set de 2017

Minicurso: Dados de ocorrência de espécies de plantas e fungos: da coleta ao uso para e-ciência


O minicurso oferecido pelo INCT – Herbário Virtual da Flora e dos Fungos foi realizado durante o 68º. Congresso Nacional de Botânica no Rio de Janeiro, entre os dias 21 a 25 de agosto de 2017 sob a responsabilidade das pesquisadoras Ingrid Koch (Unicamp) e Dora Ann Lange Canhos (CRIA).

O INCT Herbário Virtual da Flora e dos Fungos disponibiliza mais de 5.7 milhões de registros de espécimes de plantas e fungos, de acesso público e aberto, integrando informações de acervos dos herbários do país e repatriando dados sobre coletas realizadas em solo brasileiro depositadas no exterior. Este arcabouço de informações permite ampliar o conjunto de dados para análises taxonômicas e ecológicas, além de facilitar o direcionamento de esforços de coleta, minimizar a manipulação dos acervos e embasar propostas para a formulação de políticas públicas. Na e-infraestrutura do INCT – HVFF (http://inct.splink.org.br) há uma série de ferramentas elaboradas para auxiliar os usuários em suas buscas e ampliar as potencialidades para utilização dos dados. No minicurso estas ferramentas foram exploradas, a partir de exemplos, tutoriais e exercícios. 

Tópicos apresentados:
Participaram do minicurso 15 alunos com o seguinte perfil: pós-graduandos da área de botânica, pesquisadores, docentes e curadores de coleções, em sua maioria ligados à Instituições públicas, de diversos pontos do Brasil, como Rio de Janeiro (RJ), Vitória da Conquista (BA), Altamira e Santarém (PA), Goiânia (GO) e Rio Claro (SP). Ao menos 1/3 dos alunos atuam diretamente em herbários.

A experiência foi enriquecedora e permitiu uma aproximação da comunidade de usuários do sistema e das pessoas que alimentam o sistema com as diversas ferramentas e a ideia de concepção do mesmo.

Grande ênfase foi dada à qualidade dos dados, assim, fica a lição:



Um comentário:

  1. Gostaria de agradecer às pesquisadoras Dora e Ingrid pela iniciativa em oferecer este mini curso no 68° CNBOT. Tive a oportunidade de ser uma das alunas deste minicurso, extremamente rico e proveitoso. e aprendi usar inúmeras ferramentas que eu nem imaginava que existissem no SpeciesLink. Foi ótimo. Parabéns!!!

    ResponderExcluir