12 de abr. de 2018

O INCT-Herbário Virtual da Flora e dos Fungos ultrapassa o marco de 6 milhões de registros online




O Herbário Virtual da Flora e dos Fungos hoje compartilha mais de 6,1 milhões de registros e 1,9 milhão de imagens online através da rede speciesLink. São 171 conjuntos de dados de herbários e fototecas do país e 26 do exterior, com herbários participantes em todas as regiões do país. Cerca de 5,8 milhões de registros são de coletas realizadas no Brasil.



Cycas revoluta (LUSC 6531)
Herbário de Lages da Universidade do Estado de Santa Catarina


Em 2017, o Herbário Virtual integrou 441 mil novos registros e 583.105 novas imagens à rede, sendo cerca de 260 mil novas imagens do Jardim Botânico de Nova Iorque. Esses totais representam uma média de 1.208 novos registros e 1.598 novas imagens por dia.

Em 2018, os herbários compartilham 184 mil novos registros e 39.801 novas imagens online. Essa evolução se dá não só através da integração de dados de novos herbários, mas graças ao trabalho de digitação e atualização dos dados online. As colunas do gráfico abaixo representam o número de atualizações mensais e a linha, o número de conjuntos de dados online em cada mês. Podemos observar que na maioria dos meses vários herbários atualizam seus dados mais de uma vez. O gráfico reflete o dinamismo da rede, resultante direto da ação do INCT-Herbário Virtual da Flora e dos Fungos.


Estatísticas do Uso dos Dados (inct.splink.org.br/showUsage)


Uma consequência direta do compartilhamento aberto de dados e imagens é o crescimento do seu uso. Mais de 530 milhões de registros do Herbário Virtual foram utilizados em 2017, o que representa uma média de 1,45 milhão de registros utilizados por dia. Também em 2017 foram visualizadas mais de 3 milhões de imagens, o que representa uma média de cerca de 9 mil imagens visualizadas por dia.

Em 2018 a consulta feita por usuários ao Herbário Virtual já é superior a 121 milhões de registros e 940 mil imagens.




As perspectivas são de contínuo crescimento, com a adesão de novos herbários ao sistema e a melhoria da qualidade dos dados dos acervos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário