Kátia Porto, UFPE, membro do Comitê Gestor INCT-Herbário Virtual
A Coleção de Briófitas da América do Sul do Herbário F - Field Museum está sendo compartilhada com o INCT-Herbário Virtual via rede specieslink. São 21.562 registros, dos quais 2.137 possuem imagens associadas, de espécimes coletadas em doze países da América do Sul com destaque para a Bolívia (17.332), Chile (2.180) e Venezuela (1.228).
São 246 registros de tipos, sendo o espécime Entosthodon puiggarii Geh. & Hempe, coletado no Brasil por J.I.Puiggari em 1833, o registro de tipo com data de coleta mais antiga.
Há 218 registros do Brasil referentes a coletas realizadas desde o início do século XIX até a atualidade, representados por táxons das hepáticas Cephaloziaceae, Frullaniaceae, Lejeuneaceae, Lepidoziaceae, Plagiochilaceae e dos musgos Calymperaceae, Dicranaceae, Fissidentaceae, Polytrichaceae, Sematophyllaceae e Sphagnaceae, bem como de outras famílias. A procedência dos espécimes é principalmente dos estados do Amazonas, Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Santa Catarina, Bahia e Goiás.
Trata-se de mais uma importante fonte de consulta e estudo a dados de coleções de Herbários de grande referência mundial, que veem sendo reunidos e compartilhados via INCT-Herbário Virtual, fundamentais ao conhecimento da biodiversidade e de uma ampla gama de áreas da ciência.
Algumas imagens de espécimes tipo coletados no Brasil |
Nenhum comentário:
Postar um comentário