23 de jun. de 2021

GIN TAX - Goiás

Ana Odete Santos Vieira (UEL, INCT-HVFF)


Gincana de identificação e atualização de nomes de espécies coletadas em Goiás



Ao longo dos Congressos Nacionais de Botânica, sempre é costume a abertura dos acervos do(s) herbário(s) dos municípios que sediam os eventos, para visitas e estudo dos especialistas. Muitos exemplares são identificados nesta atividade, enriquecedora tanto para os especialistas quanto para as coleções.

Os herbários virtuais, integrando imagens das coleções on-line, vêm sendo organizados e ampliados nos últimos anos. Recentemente, passaram a ser objeto de estudo por especialistas, direcionados em ações como a comemoração do Dia da Botânica e as Gincanas de Identificação Virtual do Herbário VIES, que ocorreram em 2020.

Devido à atual situação da pandemia de Covid-19, que levou o 71º Congresso Nacional de Botânica, sediado em Goiás, para a modalidade virtual, os herbários de Goiás não poderão contar com a visita de especialistas aos seus acervos, no período do evento. Diante disso e das experiências positivas obtidas nas ações de identificação virtual mencionadas, propõe-se a realização de uma gincana para identificação e correção de dados de espécimes coletados no Estado de Goiás, com imagens online. 

Assim, estamos propondo a GIN TAX - Goiás, para incentivarmos os botânicos a conhecerem mais sobre as coleções e a flora e funga deste Estado. Sabemos que nem todas as imagens poderão ser identificadas, assim também será uma forma dos especialistas reconhecerem exemplares que merecerão outros estudos no futuro.

PERÍODO

26 de junho (8h) até 1º de julho de 2021 (18h) – horários de Brasília.

OBJETIVO

Ampliar o número de registros de coletas do estado de Goiás identificados corretamente nos herbários.

FORMAS DE PARTICIPAÇÃO

Os botânicos poderão enviar suas identificações ou atualizações como anotação ao registro disponível na rede speciesLink https://specieslink.net/search através da ferramenta “anotação” disponível junto a cada registro. Dessa forma, mesmo que os dados ainda não tenham sido atualizados pelos herbários, os usuários terão acesso às anotações com as novas identificações.

Se não forem usar o speciesLink, os botânicos poderão submeter suas identificações ou atualizações por meio do formulário Google.

PREMIAÇÃO

Serão premiados com livros os três botânicos que efetuarem o maior número de correções e/ou identificações no período da gincana. O resultado da premiação será anunciado na sexta-feira, dia 2 de Julho de 2021.

Também serão sorteados exemplares de livros, na sexta-feira, dia 2 de julho de 2021, entre todos os participantes da GIN TAX - Goiás.

REALIZAÇÃO:

71º Congresso Nacional de Botânica

APOIO:

Herbário VIES – Universidade Federal do Espírito Santo

INCT – Herbário Virtual da Flora e dos Fungos do Brasil

CRIA – Centro de Referência em Informação Ambiental

Segue um passo-a-passo de como contribuir nessa ação de identificação de espécimes online.

1.      O primeiro passo ao acessar a página de busca da rede speciesLink (https://specieslink.net/search/) é clicar na opção “Entrar” na barra superior azul para se cadastrar no sistema ou para digitar o seu email e senha. Somente pessoas cadastradas podem usar a ferramenta de Anotações.

2.      Uma vez cadastrado e “logado” no sistema, abra o formulário de busca.

3.      Escolha como parâmetros de busca: estado=Goiás; rede=INCT – HVFF; Base de Registro = espécime preservado; e imagens = com imagens.

4.      Faça a busca e abre a opção NÚMEROS e verá o seguinte resultado, ou algo semelhante, uma vez que a rede speciesLink é uma base dinâmica com a entrada diária de novos dados.



São 67 conjuntos de dados com cerca de 116 mil registros com amostras coletadas em Goiás, com imagens associadas aos dados. São 2.395 registros identificados até o nível de família; 11,6 mil até gênero, mais de 101 mil registros identificados até espécie e 158 sem qualquer identificação.

5.      Supondo que você é especialista do gênero Mimosa. Voltando ao formulário de busca, no campo nome científico digite Mimosa embranco, além de manter os outros elementos da busca. A seguir é apresentada uma imagem do formulário preenchido.


O sistema recuperou 192 registros de 18 conjuntos de dados que atenderam esses critérios de busca.

Analisando os números em relação a duplicatas (coletor + número de coleta + data de coleta iguais), o sistema achou 13 duplicadas nesse conjunto de dados e 34 com toda a rede que podem auxiliar no processo de identificação.

6.      Clique na opção REGISTROS para analisar os registros encontrados

7.      Ao analisar um registro específico, basta clicar na opção nova anotação logo abaixo do registro, lembrando novamente que o usuário precisa estar cadastrado. O sistema devolverá o seguinte formulário a ser preenchido e enviado:

As opções de assunto são nome científico, identificação, geografia e outros. Faça a sua anotação e clique em ENVIAR. Sua anotação será enviada ao curador responsável por aquele registro e será anexada ao registro online como anotação.


2 comentários:

  1. Informação é tudo!!
    Grama Esmeralda São Carlos Santo Agostinho Bermudas Coreana Japonesa Batatais Amendoim

    ResponderExcluir