19 de ago. de 2021

A Coleção de Briófitas do HUNI: beleza em miniatura

 Sandra Zorat Cordeiro, Curadora do HUNI

A Coleção de Briófitas do Herbário Prof. Jorge Pedro Pereira Carauta, o HUNI, começou a ser montada por sugestão e iniciativa do doutorando Erick Alves Pereira Lopes Filho (Museu Nacional/UFRJ), um ativo coletor e colaborador do HUNI, ao perceber que muitas coletas realizadas por alunos, dentro de atividades didáticas da disciplina de Vegetais Criptogâmicos do curso de Ciências Biológicas da UNIRIO, não tinham identificação. A partir do seu contato com o Prof. Dr. Denilson F. Peralta, do Instituto Botânico de São Paulo (IBt), iniciou-se uma intensa permuta de materiais entre o HUNI e o SP (Herbário Maria Eneyda P. K. Fidalgo do IBt). O saldo foi mais que positivo: conseguimos a identificação das nossas amostras pelo Prof. Denilson, recebemos centenas de amostras de vários estados brasileiros (AC, AL, AM, BA, DF, ES, GO, PA, PE, PR, RJ, RO, SP), mais de 70 amostras do Parque Nacional do Caparaó, em Alto Caparaó (MG) e ainda duas amostras internacionais, uma da Finlândia e outra da Polônia. 

Com a chegada ao HUNI, em 2019, de um microscópio estereoscópico (lupa) com câmera fotográfica acoplada, montamos um projeto de captura de imagens da nossa Coleção de Briófitas. Contatando o pessoal do REFLORA, do Jardim Botânico do Rio de Janeiro, descobrimos que precisaríamos, antes das imagens detalhadas obtidas pela lupa, de uma imagem com o aspecto geral da amostra, com foto da etiqueta, escala de tamanho e de cores. E aí, a colaboração do nosso estagiário Matheus Gimenez Guasti, (aluno do Curso de Bacharelado em Ciências Biológicas/UNIRIO) foi fundamental: ele adaptou um antigo arquivo sem uso em um mini estúdio fotográfico e, assim, conseguimos começar a fotografar o aspecto geral das amostras. Ao mesmo tempo, iniciamos a obtenção de imagens das briófitas com a lupa - estava dada a largada para uma das atividades mais prazerosas do herbário: se surpreender com os detalhes de cada amostra. 

O processo de captura de imagens das briófitas, tanto no mini estúdio adaptado como na lupa, estava num ótimo ritmo, mas com a chegada da pandemia, as atividades presenciais foram interrompidas. Até o momento, conseguimos disponibilizar imagens de, aproximadamente, 20% do acervo de briófitas, que contém pouco mais de 300 amostras. As imagens foram inicialmente disponibilizadas online no REFLORA e agora estão acessíveis também através do formulário de busca do speciesLink.

Através da lupa é possível se deslumbrar com a quantidade de detalhes e beleza contidos em cada uma das amostras: filóides minúsculos e brilhantes dispostos num arranjo minucioso, esporófitos com cápsulas e caliptras nos mais incríveis formatos e em diversas fases de amadurecimento - da sua formação até após a liberação dos esporos. É inacreditável a quantidade de informação contida numa pequena amostra de briófita: tanta minúcia e beleza assim tão escondidas dos olhos. 

Desde nosso ingresso na Plataforma speciesLink, o acesso e utilização do nosso acervo vêm alcançando marcas cada vez maiores: de 2018 até agora, já somamos mais de 6,5 milhões de registros utilizados, o equivalente a ter quase todo nosso acervo com cerca de 6500 amostras consultado mais de mil vezes. E isso porque nosso acervo ainda não está digitalizado. O início da disponibilização de imagens da nossa pequena Coleção de Briófitas é a nossa primeira experiência com digitalização de imagens do acervo e ela tem sido gratificante. Esperamos, com o fim da pandemia e a retomada das atividades presenciais, continuar nosso projeto de fotografar esse incrível mundo invisível e disponibilizá-lo para que todos tenham acesso não apenas à informação de qualidade, mas que também possam se encantar com a beleza em miniatura que estas plantinhas escondem.

Deixamos aqui o nosso "muito obrigada" a todos que fazem parte desta história.

Para maiores informações sobre o HUNI e nosso acervo: http://www.unirio.br/ccbs/ibio/herbariohuni

Algumas das imagens obtidas com lupa, e disponíveis nas plataformas speciesLink e REFLORA, a partir de amostras da Coleção de Briófitas do HUNI. 






Nenhum comentário:

Postar um comentário