O CNBOT 2024 foi realizado em Brasília no período de 10 a 15 de novembro. O CRIA foi convidado para participar dos seguintes eventos:
- Oferecer o Minicurso Ferramentas do speciesLink: aprendendo a usar;
- Mesa redonda: INCT-Herbário Virtual da Flora e dos Fungos – 15 anos divulgando a diversidade e integrando dados e pessoas; e
- Plantão no estande do INCT-HVFF
Minicurso: Ferramentas do speciesLink: aprendendo a usar
O minicurso teve por objetivo capacitar os usuários a compreenderem e utilizarem a interface de busca e mostrar as ferramentas de modelagem de nicho ecológico voltadas para projetos de restauração.
Dora Canhos descreveu o processo de indexação, qualificação e associação de dados aos registros de ocorrência de espécies, base para uma melhor compreensão do uso da interface de busca. Através de um diagrama da rede, descreveu as diferentes etapas do envio e recebimento das imagens e registros de ocorrência de espécies enviados pelas coleções à rede, os serviços de associação e qualificação dos dados e o uso da interface de busca.
Para o curso foram escritos quatro textos sobre a interface de busca que estão online no cabeçalho da interface de busca no item ajuda:
Fernando Bittencourt de Matos apresentou o BioGeo, uma ferramenta desenvolvida pelo CRIA para ampliar o conhecimento sobre a biogeografia de plantas e fungos do Brasil (biogeo.inct.florabrasil.net). Através de modelos de nicho ecológico, o BioGeo permite a geração de mapas de distribuição potencial das espécies com base nos registros disponíveis na rede speciesLink. Durante o minicurso, foi seguido um tutorial especialmente desenvolvido para o evento, agora disponível online (https://specieslink.net/search/docs/manual-biogeo-pt.pdf). O tutorial oferece um passo a passo completo – desde o cadastro do usuário até a geração de modelos.
O minicurso também destacou exemplos práticos de aplicação do BioGeo, incluindo artigos científicos que utilizaram a ferramenta em suas metodologias. Em especial, foi apresentado o RESTAURA, um sistema inovador que vem sendo desenvolvido pelo CRIA para apoiar projetos de restauração florestal, utilizando os mapas gerados pelo BioGeo.
Mesa Redonda INCT-HVFF: 15 anos divulgando a diversidade e integrando dados e pessoas
Além do minicurso, Fernando B. de Matos também participou da mesa redonda: INCT-Herbário Virtual da Flora e dos Fungos – 15 anos divulgando a diversidade e integrando dados e pessoas.
Mediadora: Leonor Costa Maia (UFPE), Coordenadora do INCT-HVFF
- Palestra 1: Caminhos percorridos pelo INCT-Herbário Virtual – Maria Regina Barbosa (UFPB);
- Palestra 2: Xilotecas no INCT-Herbário Virtual: contribuindo para a ciência do país, Sílvia Rodrigues Machado (UNESP);
- Palestra 3: O papel do CRIA/speciesLink como suporte/base informática para o INCT-Herbário Virtual, Fernando B. de Matos (CRIA);
- Palestra 4: A importância do Herbário Virtual da Flora e Funga na ciência botânica do Brasil, Jimi Nakajima (HUFU).
Palestra Maria Regina Barbosa sobre a evolução do INCT-HVFF
Estande INCT-HVFF
Para o evento foi montado um estande do INCT-HVFF com uma televisão exibindo diversos vídeos institucionais e depoimentos de representantes dos herbários participantes da rede. O espaço também se destacou como um ponto estratégico para estabelecer novos contatos e fortalecer redes de colaboração.
.
|
Estande do INCT-HVFF no CNBOT 2024 |