12 de dez. de 2024

 Participação do CRIA na COP-16 em Cali na Colômbia.

Entre os dias 21 de outubro e 1o de novembro de 2024, foi realizada em Cali, na Colômbia, a 16Conferência das Nações Unidas sobre Biodiversidade, a COP16. Este evento monumental reuniu cerca de 16 mil participantes de quase 200 países, incluindo líderes globais, ministros, empresários, jornalistas, especialistas renomados e organizações não governamentais (ONGs), todos empenhados em discutir e avançar questões fundamentais relacionadas à conservação da biodiversidade.


 A COP16 marcou o primeiro encontro desde a adoção do Marco Global de Biodiversidade Kunming-Montreal durante a COP15, que estabeleceu metas ambiciosas, como acabar com a perda de biodiversidade até 2030 e proteger 30% das terras e oceanos do planeta. Embora avanços significativos tenham sido alcançados, como a inclusão dos direitos indígenas e a repartição mais justa dos recursos da biodiversidade, o encontro terminou sem um caminho claro para o financiamento, o monitoramento e a implementação dessas metas globais.

O CRIA esteve representado pelo biólogo Fernando B. Matos, que acompanhou de perto as discussões mais relevantes para a instituição. Sua participação focou em três áreas prioritárias: coleções científicas (speciesLink), restauração ambiental (Restaura) e popularização da ciência (Google Arts & Culture). 



  



11 de dez. de 2024

Participação do CRIA no 74o Congresso Nacional de Botânica (CNBOT 2024)

O CNBOT 2024 foi realizado em Brasília no período de 10 a 15 de novembro. O CRIA foi convidado para participar dos seguintes eventos:

  • Oferecer o Minicurso Ferramentas do speciesLink: aprendendo a usar;
  • Mesa redonda: INCT-Herbário Virtual da Flora e dos Fungos – 15 anos divulgando a diversidade e integrando dados e pessoas; e
  • Plantão no estande do INCT-HVFF

Minicurso: Ferramentas do speciesLink: aprendendo a usar

O minicurso teve por objetivo capacitar os usuários a compreenderem e utilizarem a interface de busca e mostrar as ferramentas de modelagem de nicho ecológico voltadas para projetos de restauração. 

Dora Canhos descreveu o processo de indexação, qualificação e associação de dados aos registros de ocorrência de espécies, base para uma melhor compreensão do uso da interface de busca. Através de um diagrama da rede, descreveu as diferentes etapas do envio e recebimento das imagens e registros de ocorrência de espécies enviados pelas coleções à rede, os serviços de associação e qualificação dos dados e o uso da interface de busca. 

Para o curso foram escritos quatro textos sobre a interface de busca que estão online no cabeçalho da interface de busca no item ajuda
Fernando Bittencourt de Matos apresentou o BioGeo, uma ferramenta desenvolvida pelo CRIA para ampliar o conhecimento sobre a biogeografia de plantas e fungos do Brasil (biogeo.inct.florabrasil.net).  Através de modelos de nicho ecológico, o BioGeo permite a geração de mapas de distribuição potencial das espécies com base nos registros disponíveis na rede speciesLink. Durante o minicurso, foi seguido um tutorial especialmente desenvolvido para o evento, agora disponível online (https://specieslink.net/search/docs/manual-biogeo-pt.pdf). O tutorial oferece um passo a passo completo – desde o cadastro do usuário até a geração de modelos. 

O minicurso também destacou exemplos práticos de aplicação do BioGeo, incluindo artigos científicos que utilizaram a ferramenta em suas metodologias. Em especial, foi apresentado o RESTAURA, um sistema inovador que vem sendo desenvolvido pelo CRIA para apoiar projetos de restauração florestal, utilizando os mapas gerados pelo BioGeo. 

  

Mesa Redonda INCT-HVFF: 15 anos divulgando a diversidade e integrando dados e pessoas

Além do minicurso, Fernando B. de Matos também participou da mesa redonda: INCT-Herbário Virtual da Flora e dos Fungos – 15 anos divulgando a diversidade e integrando dados e pessoas. 

Mediadora: Leonor Costa Maia (UFPE), Coordenadora do INCT-HVFF
  • Palestra 1: Caminhos percorridos pelo INCT-Herbário Virtual – Maria Regina Barbosa (UFPB);
  • Palestra 2: Xilotecas no INCT-Herbário Virtual: contribuindo para a ciência do país, Sílvia Rodrigues Machado (UNESP);
  • Palestra 3: O papel do CRIA/speciesLink como suporte/base informática para o INCT-Herbário Virtual, Fernando B. de Matos (CRIA);
  • Palestra 4: A importância do Herbário Virtual da Flora e Funga na ciência botânica do Brasil, Jimi Nakajima (HUFU).


Palestra Maria Regina Barbosa sobre a evolução do INCT-HVFF

Estande INCT-HVFF

Para o evento foi montado um estande do INCT-HVFF com uma televisão exibindo diversos vídeos institucionais e depoimentos de representantes dos herbários participantes da rede. O espaço também se destacou como um ponto estratégico para estabelecer novos contatos e fortalecer redes de colaboração.
.


Estande do INCT-HVFF no CNBOT 2024