LANÇAMENTO DO PROJETO GOOGLE WORLD WIDE WOOD
O Google acaba de lançar o projeto ““World Wide Wood” (http://goo.gle/worldwidewood) o maior banco de dados on-line de histórias de árvores do mundo, com mais de 400 exposições
produzidas por mais de 100 parceiros globais em 36 países. O lançamento aconteceu dia 29 de abril, em Londres no Royal Botanic Gardens, Kew e o CRIA foi representado pelo biólogo
Fernando Bittencourt de Matos.
De redes sociais a engenheiros de ecossistemas, o Google convida o público a mergulhar nas maravilhas e nos benefícios dos organismos mais antigos, maiores e mais altos do mundo, por meio de fotografias impressionantes, histórias envolventes, fatos surpreendentes, áudio, vídeo, modelos 3D e materiais educacionais. O projeto fornece informações sobre a importante relação que temos com as árvores e apresenta conteúdo especializado sobre o papel vital que elas desempenham.
PARCERIA COM O GOOGLE ARTS & CULTURE: UMA NOVA DIMENSÃO PARA A FLORA
BRASILIENSIS
O CRIA participou do projeto Google World Wide Wood em parceria com pesquisadores do INCT – Herbário Virtual da Flora e dos Fungos na elaboração de histórias sobre a Flora brasiliensis. Em 2022, o CRIA consolidou sua presença no cenário internacional ao ser convidado a integrar a plataforma Google Arts & Culture (GA&C), um ambiente exclusivo para instituições culturais renomadas compartilharem suas histórias com o mundo. Inicialmente planejado para incluir 50 histórias sobre a Flora brasiliensis, o projeto superou as expectativas ao produzir 69 histórias e uma Pocket Gallery.
O projeto teve curadoria dos biólogos Fernando B. Matos e Luiza F. A. de Paula, ambos doutores em botânica, garantindo um conteúdo com rigor científico e uma abordagem envolvente para o público. As histórias foram organizadas nas seguintes categorias: paisagens (10), espécies/gêneros/famílias botânicas (26), biografias (10), temas diversos (16) e análises históricas contando com 7 histórias da historiadora Karen Lisboa (USP), podendo ser acessadas em https://artsandculture.google.com/partner/cria.
A supervisão foi de Vanderlei Perez Canhos e Renato De Giovanni (CRIA), e o material está
disponível em três idiomas: português, inglês e espanhol. Um dos aspectos mais inovadores do projeto foi a criação da Galeria de Bolso “Das Ninfas Gregas aos Biomas Brasileiros”
(https://artsandculture.google.com/story/IgUBEvq5qnyM9w), uma exposição virtual imersiva
inspirada na classificação da vegetação brasileira de Carl Friedrich Philipp von Martius. Nesse sistema, Martius dividiu o Brasil em cinco províncias florísticas e associou poeticamente cada uma a uma ninfa da mitologia grega, criando uma narrativa simbólica que conecta ciência, cultura e biodiversidade. A exposição permite que os visitantes explorem essa visão pioneira por meio de textos envolventes e imagens de alta resolução.
Experimento Botanic Atlas:
O Atlas Botânico é um mapa-mundi interativo que apresenta mais de 30 mil espécies de plantas de uma vasta coleção de espécimes de herbários com descrições detalhadas fornecidas através da Inteligência Artificial do Google. O usuário pode fazer buscas por plantas e países. Ao selecionar o Brasil, o Atlas apresenta 6.894 espécimes com várias imagens das exsicatas e da obra Flora Brasiliensis, e um texto sobre o conteúdo disponível.
Vídeo explicativo: