6 de fev. de 2014

Apostila "Curadoria de dados de herbário com ênfase no software BRAHMS" disponível para download

Direcionada a curadores, técnicos e estagiários de herbários, a apostila tem foco no software BRAHMS, mas as recomendações apresentadas são importantes qualquer que seja o programa utilizado pela coleção. 


A apostila foi elabora inicialmente como material didático do curso: “Curadoria de dados de herbário com ênfase no software BRAHMS" oferecido nos dias 09 e 10 de novembro de 2013, anterior ao 64o Congresso Nacional de Botânica realizado em Belo Horizonte. O curso teve como objetivo treinar curadores, técnicos e estagiários de herbários em técnicas de curadoria de dados, visando melhorar a qualidade da informação disponibilizada na rede speciesLink. O software BRAHMS foi escolhido por ser o software mais usado pelos herbários nacionais participantes do INCT Herbário Virtual da Flora e dos Fungos (47%) no manejo de seus dados. No entanto, a apostila contém informações úteis independentemente do software utilizado pela coleção.

Participantes do curso Curadoria de dados de herbário com ênfase no software BRAHMS no campus da UFMG em Belo Horizonte.

A apostila procura apresentar e esclarecer as principais dúvidas de curadores, técnicos e bolsistas dos herbários participantes do INCT-HVFF e está em constante atualização, a medida que surgem novas questões. Participaram dessa iniciativa membros da equipe do Herbário da Universidade de Brasília (UB), do CRIA e do INCT Herbário Virtual da Flora e dos Fungos (HVFF).

Para baixar a apostila acesse: http://splink.cria.org.br/docs/Apostila_curso_curadoria_2013v01.pdf

Saiba mais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário