19 de jun de 2015

Dados do INCT- Herbário Virtual da Flora e Fungos integrados ao GBIF

Com grande satisfação divulgamos a nota Major increase in Brazilian plant and fungus data shared through GBIF (http://www.gbif.org/newsroom/news/brazil-flora-fungi) publicada hoje no portal do Global Biodiversity Information Facility.O informe destaca a contribuição do INCT- Herbário Virtual da Flora e Fungos na disseminação livre e aberta de mais de três milhões de registros de amostras depositadas em coleções biológicas brasileiras.

Um fato a ser comemorado pelos colaboradores desta empreitada, pois envolveu a articulação e trabalho de equipes de curadores, pesquisadores,  técnicos e bolsistas empenhados na consolidação  do INCT-HVFF. O resultado abre novas perspectivas não apenas para o compartilhamento, uso e reuso dos dados do INCT-HVFF, com o apoio do CNPq e CAPES, mas também para a contínua evolução da qualidade dos dados de  herbários distribuídos pelas 27 unidades da Federação. É importante destacar o papel da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) não apenas na provisão da infraestrutura de rede, mas também na hospedagem dos sistemas e aplicativos desenvolvidos pelo CRIA no Internet Data Center (IDC) da RNP, com o endosso formal do CNPq.

A equipe técnica do CRIA, responsável pelo desenvolvimento, manutenção da plataforma speciesLink, e suporte aos provedores de dados, se sente honrada pelos resultados alcançados.  É importante destacar que os esforços de consolidação de redes colaborativas estão contribuindo para a definição do modelo conceitual da infraestrutura digital de dados e e-serviços para apoiar o desenvolvimento da e-ciência e inovação no Brasil. É também importante ressaltar a necessidade de desenvolver mecanismos de apoio à sustentabilidade e perenidade de e-infraestruturas exitosas, para não perdermos as conquistas alcançadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário