13 de mai. de 2016

Salta o número de imagens on-line do INCT-Herbário Virtual da Flora e dos Fungos (INCT-HVFF)

No âmbito do INCT-Herbário Virtual da Flora e dos Fungos, o número de novas imagens associadas aos registros de coletas de espécies, apenas nos primeiros quatro meses de 2016, já é equivalente ao número de novas imagens para todo o ano de 2015. Esse é o resultado de um trabalho coletivo que demonstra o quanto cada herbário, independentemente de seu tamanho, está empenhado na missão de colocar seus dados e conhecimento adquirido a serviço do desenvolvimento científico do país. 


Das 44 coleções que compartilham imagens associadas a dados de coleta ou observação, 19 foram responsáveis pelo aumento significativo do número de imagens compartilhadas em 2016. 

Além das imagens de exsicatas, que representam o testemunho histórico da biodiversidade brasileira, o INCT-HVFF disponibiliza cerca de 3 mil imagens de grãos de pólen da Fundação Ezequiel Dias, 91 imagens de amostras de madeira da Xiloteca "Profa. Dra. Maria Aparecida Mourão Brasil" e mais de vinte e seis mil imagens de plantas vivas, disponibilizadas por sete herbários e três fototecas (Maurício Mercadante, Vinícius Dittrich e Paulo Schwirkowski). O lançamento de fototecas na rede foi um dos destaques de 2015. Em 2016 foram desenvolvidas ferramentas que permitem a integração dinâmica dos registros e imagens das fototecas com imagens das exsicatas dessas mesmas plantas, depositadas em herbários.

Registro Justicia carnea FPS 967  (speciesLink, 2016)

Comparação das imagens da foto no campo FPS 967 com a exsicata FURB 48585 (speciesLink, 2016)
Apesar dos recursos limitados do projeto, saltos qualitativos e quantitativos são possíveis graças à consolidação das parcerias estabelecidas ao longo dos últimos sete anos e as contrapartidas institucionais. Estes esforços colaborativos resultaram na surpreendente consolidação do INCT-HVFF como uma infraestrutura de e-botânica de destaque internacional.

O sucesso do INCT-HVFF é fruto da estratégia de construir o instituto virtual sobre o alicerce de iniciativas existentes como a Rede de Herbários da Sociedade Botânica do Brasil, a rede speciesLink desenvolvida pelo CRIA, e a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) que garante a conectividade das instituições de pesquisa brasileiras e abriga os sistemas de informação do INCT-HVFF em seu Internet Data Center. Esses atores consolidaram a base de sustentação da incrível evolução do INCT-HVFF, sob a coordenação fundamental de seu comitê gestor e com o suporte financeiro do CNPq/CAPES.


Neste momento de grandes dificuldades econômicas, o INCT-HVFF e a sua comunidade de especialistas, se colocam como uma infraestrutura de suporte consolidada, pronta para apoiar o desenvolvimento científico e inovação tecnológica, e subsidiar a definição de políticas públicas do país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário