11 de jul. de 2017

A.B.E.L.H.A. e CRIA na TICAL 2017


A pesquisadora Katia Aleixo da Associação Brasileira de Estudos das Abelhas apresentou o trabalho Sistemas de informação como recurso para a conservação das abelhas no Brasil no Encuentro Latinoamericano de eCiencia realizado em San José, Costa Rica. São autores do trabalho a Kátia Paula Aleixo e Ana Lucia Delgado Assad da A.B.E.L.H.A. e Sidnei de Souza e Dora Ann Lange Canhos do CRIA. Veja mais em http://tical2017.redclara.net. Esse trabalho é resultante da parceria A.B.E.L.H.A. e CRIA que nos anos de 2016 e 2017 lançaram o
O Sistema de Informação Científica é uma plataforma de pesquisa que tem por objetivo facilitar o acesso à informação científica disponível em diferentes sistemas on-line. A informação é apresentada em uma página única e permite ao usuário o acesso direto à sua fonte primária. A plataforma é destinada principalmente a pesquisadores e estudantes universitários que buscam encontrar, de maneira rápida e eficiente, informações que podem dar suporte a seus estudos. Entretanto, o sistema é aberto para consulta a todos os públicos.

Diagrama representativo do Sistema de Informação Científica

Também foi apresentado o Sistema de Informação sobre Interações Abelhas - Plantas no Brasil tem por objetivo reunir informações existentes sobre interações entre abelhas e plantas para facilitar as decisões sobre polinização de culturas e conservação de abelhas e plantas. Os dados das interações foram obtidos de levantamentos de abelhas nas flores e de trabalhos que utilizaram a análise polínica como ferramenta para identificação de fontes florais utilizadas por abelhas, realizados em diversas regiões do país e disponíveis em dissertações, teses e artigos, no âmbito do subprojeto "Avaliação do status atual das interações plantas-polinizadores", sob a coordenação da Profa. Dra. Astrid de M.P. Kleinert do Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo. O sistema apresenta como resultado a interação de mais de 900 espécies de abelhas com mais de duas mil espécies de plantas.

No evento também foi ressaltado o papel da RNP (Rede Nacional de Ensino e Pesquisa) que além dos serviços de conectividade, oferece ao CRIA uma infraestrutura física para os seus servidores em seu Internet Data Center, com garantias de alta disponibilidade, segurança e operação ininterrupta.

Esperamos com esses sistemas reforçar a importância do conhecimento e conservação das abelhas para a manutenção da biodiversidade e produção de alimentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário