3 de jul. de 2019

INCT – Herbário Virtual da Flora e dos Fungos: Imagens


Enquanto a equipe do CRIA, nos últimos meses focava o seu trabalho na transferência dos sistemas hospedados no Internet Data Center (IDC/RNP) para o Centro de Dados Compartilhados da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (CDC/RNP) em Recife, os herbários parceiros da rede speciesLink trabalhavam na digitação e correção dos dados e na digitalização de seus espécimes. Esse post procura mostrar o processo e a evolução do número de imagens compartilhadas, com destaque ao primeiro semestre do ano de 2019.

Imagens agregam um enorme valor às coleções biológicas. O apoio ao desenvolvimento do serviço de imagens do INCT-Herbário Virtual foi aprovado pelo CNPq em dezembro de 2010, e o serviço foi lançado em maio de 2011 com 9,2 mil imagens. 

Cada herbário tem sua metodologia e equipamentos para a produção de imagens. O diagrama a seguir mostra o processo de recebimento e integração das imagens à rede speciesLink.


Além do trabalho de digitalização e documentação de cada espécime, há o trabalho de envio, conversão de formato, verificação visual e ajustes, controle de imagens repetidas e atualização do banco de imagens e do banco de dados. 

As imagens de espécimes de algas, fungos e plantas representam 99,6% das imagens da rede speciesLink. Outros grupos que compartilham imagens são abelhas, peixes e microrganismos. Esses grupos se beneficiaram do desenvolvimento realizado no contexto do INCT-Herbário Virtual da Flora e dos Fungos, com o apoio do CNPq. 

O gráfico a seguir mostra a evolução do número de imagens enviadas ao CRIA. 



O INCT-Herbário Virtual fechou o ano de 2018 compartilhando cerca de 2,2 milhões de imagens, sendo 1,8 milhão de imagens de vouchers, 45 mil de material vivo, 3 mil de pólen e 300 mil de etiquetas. Hoje, dia 3 de julho de 2019, o INCT-Herbário Virtual compartilha mais de 2,55 milhões de imagens, sendo cerca de 2,2 milhões de imagens de vouchers, 47 mil de material vivo e 3 mil de pólen e 300 mil de etiquetas. De 1.875.621 registros com imagens no final de 2018, o INCT-Herbário Virtual passa a servir 2.130.048 registros com imagens.

Ao todo, 77 conjuntos de dados compartilham imagens associadas aos dados textuais, sendo que 6 iniciaram o envio de imagens esse ano. Ao todo 40 conjuntos de dados enviaram novas imagens em 2019. O grande destaque do semestre foi o Museu Botânico Municipal de Curitiba, que nesse período enviou mais de 368 mil imagens. São pouco mais de 257 mil registros com imagens, sendo 1.865 de typus.

O compartilhamento das imagens associadas aos dados textuais das amostras coletadas permite a validação da determinação por terceiros e representa uma importante ferramenta para pesquisa e ensino. 

Esse ano já foram utilizados cerca de 285 milhões de registros via interface de busca e mais de 1,7 milhão de imagens. Esses números representam um uso diário de mais de 1,5 milhão de registros e 9,4 mil imagens

Parabéns a todos os herbários e aos usuários da rede speciesLink, que, além de suas pesquisas e serviços, contribuem para o aprimoramento dos dados e dos sistemas, identificando material, corrigindo erros e enviando novas demandas.








Nenhum comentário:

Postar um comentário