22 de abr. de 2020

Trabalhando em rede


O Comitê Gestor do INCT Herbário Virtual da Flora e dos Fungos no dia 15 de abril pp, lançou um convite a todos os especialistas para participarem de uma ação conjunta em comemoração ao Dia Nacional da Botânica. Essa atividade tem por objetivo identificar amostras herborizadas de plantas, algas e fungos que estão online com imagens. As novas identificações foram incluídas nos comentários de cada registro e encaminhadas aos curadores dos acervos. Cada comentário é registrado no sistema e dessa forma permite analisar a evolução numérica dessa ferramenta.

Resultados parciais do dia 21 de abril às 14:25 indicam uma participação sem precedentes nessa ação. Vamos aos números.

O primeiro gráfico apresenta o número de comentários enviados por ano, desde o lançamento dessa ferramenta em 2012.



Números ainda não consolidados para o mês de abril já indicam para o ano de 2020, praticamente o dobro dos comentários dos anos passados.

Analisando a evolução do número de comentários nos meses de 2020 temos:

Estávamos mantendo uma média mensal em torno de 50 comentários. O mês de abril já apresenta um número 23 vezes superior. 

Por fim, avaliando a evolução do número de comentários por dia, o mês de abril apresenta o seguinte quadro:


Esse gráfico demonstra o impacto do convite feito pelo Comitê Gestor do INCT-Herbário Virtual à comunidade botânica. Comunidade esta que há décadas se organiza através da Sociedade Botânica do Brasil e que teve, na organização do INCT-Herbário Virtual a oportunidade de compartilhar seus dados e conhecimentos online.

No início de maio apresentaremos os dados consolidados do mês de abril. Os números já demonstram a força do trabalho em rede que, além dos mais de mil registros com identificações dos espécimes, promoveu mudanças na ferramenta Comentários em atendimento às demandas dos especialistas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário