4 de mai. de 2020

Campanha INCT-Herbário Virtual: o compartilhamento de conhecimento

Como amplamente divulgado no dia 15 de abril pp, o Comitê Gestor do INCT Herbário Virtual da Flora e dos Fungos lançou uma campanha convidando todos os especialistas para participarem de uma ação conjunta em comemoração ao Dia Nacional da Botânica (17 de abril). A ação proposta foi a de identificar amostras herborizadas de plantas, algas e fungos que estão online no herbário virtual (inct.splink.org.br). Os resultados mostram a importância e a oportunidade do trabalho em rede.

O convite aos especialistas teve como base (1) a existência de material não identificado online com imagens, (2) a ferramenta online para envio e registro de comentários; e, (3) uma rede de especialistas para a identificação de espécimes.

O primeiro movimento dos especialistas e curadores foi o aprimoramento da ferramenta Comentários. Foram duas demandas:

  1. alterar o sistema de validação do comentário para posterior envio ao curador; e,
  2. incluir no relatório data cleaning uma tabela com todos os comentários enviados para a coleção.
Ambas as demandas foram atendidas. O relatório data cleaning agora apresenta os comentários enviados às coleções.


Também foi produzido um vídeo com um tutorial sobre o uso da ferramenta Comentários no Canal YouTube da rede speciesLink.

Balanço da ação

Uma forma de avaliar o impacto dessa ação é analisando a evolução do uso da ferramenta desde o seu lançamento em 2012.

Nos últimos 3 anos tivemos em média, 737 comentários por ano. O gráfico mostra que, no ano de 2020 até o mês de abril, contabilizamos 1.843 comentários, ou seja, 1.843 novas anotações associadas a registros de espécimes. Até abril de 2020, a média anual foi superada em 250%. Os gráficos a seguir mostram a evolução do uso dessa ferramenta por mês em 2020 e por dia, para abril de 2020.



Os gráficos mostram a importância da campanha lançada pelo Comitê Gestor do INCT-Herbário Virtual e evidenciam a força da ação coordenada em rede e a importância do compartilhamento aberto de dados. Podemos também observar que a ação não se limitou ao dia da Botânica, e espera-se que os pesquisadores continuem contribuindo nesse esforço de melhoria dos dados dos herbários.

No final deste ano apresentaremos novos dados, mostrando como o esforço de identificação e o envio de comentários aos curadores tem contribuído para melhoria da qualidade das informações  disponibilizadas online pelos herbários da rede. Agradecemos a todos pelas sugestões de aperfeiçoamento do sistema e compartilhamento de seus dados e conhecimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário