18 de out. de 2021

Madeiras e suas imagens

Carmen Regina Marcati
Laboratório de Anatomia de Madeira
UNESP, FCA, Depto. Ciência Florestal, Solos e Ambiente
Botucatu, SP

A Xiloteca tem como principal objetivo apoiar estudos científicos em madeiras. É fonte importante de informações para a pesquisa, fornecendo possibilidades de identificação e resgate de dados sobre procedência, coletores, local onde estão depositadas as exsicatas e outras informações que auxiliam em estudos.

Sendo a madeira um material heterogêneo, constituído por células organizadas em diferentes direções, o melhor meio de se entender a sua estrutura é através de imagens das suas três secções: transversal, longitudinal tangencial e longitudinal radial. Desta forma, podemos visualizar as mesmas células em diferentes posições.

Estamos alimentando o banco de imagens das amostras da Xiloteca “Profa Dra Maria Aparecida Mourão Brasil” (BOTUw) e esperamos que isso contribua não apenas aos estudiosos da madeira, mas também para aproximar o público em geral a esse universo fantástico que é a madeira.


Registro online da amostra BOTUw 1322 da Xiloteca "Profa. Dra. Maria Aparecida Mourão Brasil"

Para acessar todas as imagens disponíveis da xiloteca BOTUw é só acessar a interface de busca da rede speciesLink e digitar o acrônimo BOTUw.


Nenhum comentário:

Postar um comentário