21 de out. de 2021

O Herbário Fernando Cardoso da Silva (HFC) integra seus dados à rede speciesLink

Antonio A. Carpanezzi, curador do HFC

O Herbário Fernando Cardoso da Silva-HFC situa-se na base física da Embrapa Florestas, na zona suburbana, quase rural de Colombo-PR. Sua primeira coleta é de 1978 e sua trajetória foi lenta e irregular, melhorando nos últimos dez anos. Hoje, a estrutura física é adequada, contando com prédio próprio e um sistema automatizado de climatização simples e eficiente (≤ 18°C e ≤ 50% UR). O acervo soma 10.608 exsicatas, cujos dados estão inseridos em um banco do programa BRAHMS. A equipe é reduzida e experiente, embora não conte com profissionais formalmente instruídos em botânica. As determinações mais complexas têm sido feitas por pessoas externas, destacando-se o corpo técnico do herbário MBM de Curitiba-PR.

O banco de dados do HFC foi incorporado ao speciesLink em setembro de 2021. Não há imagens de exsicatas, pois o HFC não dispõe de mesa fotográfica apropriada. Todavia, imagens constituem um objetivo importante do HFC, seja para auxiliar na identificação, seja para fins didáticos em palestras ou cursos junto ao público leigo. Por isso, como norma de procedimento nos últimos anos, nas coletas botânicas realizadas pela equipe do HFC as plantas vivas ou frescas são fotografadas, originando uma fototeca dentro do BRAHMS ora abrangendo c.450 registros. Tais imagens (três por registro, em média) devem integrar o speciesLink em novembro de 2021.

O objetivo principal do HFC é assessorar a pesquisa florestal da Embrapa Florestas e seus parceiros, voltada à produção sustentável e à restauração de ecossistemas. Assim, tanto a flora nativa como espécies comerciais introduzidas ou asselvajadas são objetos de interesse. Para coletas, há ênfase no sul do Brasil, por aspectos financeiro e de conexão com os projetos em andamento.


a) Prédio do herbário, que ocupa o piso inferior. b) Vista parcial interna. c) Sala de exsicatas, mostrando parte do conjunto de climatização. d) Painel de controle da climatização



Coletas no campo: e) em Barracão/RS, setembro 2012. f) Em Cerro Azul/PR, agosto 2017. Imagens no BRAHMS de plantas vivas de amostras tombadas: exemplos de 2021: g) Solanum atropurpureum e h) Erythroxylum argentinum.

Nenhum comentário:

Postar um comentário