3 de ago. de 2023

A presença do CRIA e parceiros no evento Diálogos Amazônicos

 

Equipe do CRIA

Os Diálogos Amazônicos são eventos que ocorrem em Belém no período de 4 a 6 de agosto, e têm por objetivo contribuir para a formulação de novas estratégias de desenvolvimento da região, em bases sustentáveis. Os resultados dos debates nos Diálogos serão apresentados aos líderes dos países amazônicos, que irão se reunir nos dias 8 e 9 de agosto na Cúpula da Amazônia, que visa promover a cooperação entre as nações amazônicas, principalmente no combate a mudanças climáticas e na conservação e uso sustentável da biodiversidade.

O CRIA, no dia 05 de agosto, apresentará a rede speciesLink, infraestrutura que apoia o compartilhamento de dados e informações em biodiversidade por cerca de 200 instituições do Brasil e do exterior, inclusive por algumas localizadas na Amazônia.

No evento serão destacadas as parcerias com:

  • Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia – Herbário Virtual da Flora e dos Fungos

  • Embrapa Amazônia Oriental

  • MapBiomas

  • Uma Concertação pela Amazônia


Essas instituições  buscam, de forma colaborativa e em rede, tornar o conhecimento científico componente estruturante de iniciativas de pesquisa, preservação, conservação, restauração e uso sustentável da biodiversidade, tendo como princípio a ciência aberta.

As principais funcionalidades do speciesLink serão apresentadas, buscando mostrar como o sistema contribui para a gestão da biodiversidade, inclusive  no que se refere aos impactos das mudanças da cobertura e uso da terra sobre a diversidade de plantas, animais e microorganismos, aspectos a serem considerados na formulação de políticas públicas, ações de restauração de áreas degradadas e no fomento de novas pesquisas e atividades educacionais.

O evento não será transmitido online, mas pretendemos divulgar seus resultados no Blog do CRIA. Convidamos todos que estiverem em Belém para participar do evento e, dessa forma, contribuir para o debate.


Evento: Rede speciesLink: infraestrutura digital de e-ciência, de acesso livre que integra dados e informações sobre biodiversidade e uso e cobertura do solo na Amazônia e PanAmazônia.

Data: Sábado, 05 de agosto de 2023 das 14h às 16h

Local: Universidade Federal do Pará (UFPA) - Sala PB5 (Bloco P Básico)

     

3 comentários:

  1. Parabéns pelo riquíssimo conteúdo
    Estamos precisando ler mais artigos desse tipo!
    Atenciosamente,
    Ramon Andrade
    https://nutrierv.com.br

    ResponderExcluir
  2. Caro Autor

    Parabéns pelo artigo notável! Sua abordagem envolvente e informativa, aliada à expertise demonstrada, destaca-se. Aguardamos suas futuras contribuições, certos de que continuarão a inspirar e informar nossa comunidade.

    Atenciosamente
    Altair Oliveira
    CEO
    https://detoxvitalshop.com/
    A importancia da hidratacao

    ResponderExcluir
  3. Legal!
    Cristina S.
    https://foconengenharia.com.br/laudo-de-autovistoria-predial/
    autovitoria

    ResponderExcluir