Equipe do CRIA
Viabilizar a participação plena das coleções biológicas, mantendo sua total autonomia sobre seus dados;
Aumentar a qualidade, valor, uso e usabilidade dos dados;
Fomentar a pesquisa, educação, conservação e recuperação de áreas degradadas e oferecer dados e informações de qualidade conhecida para a formulação de políticas públicas; e,
Dar projeção ao papel e à importância das coleções biológicas.
As ações do CRIA incluem:
- Receber e servir dados de ocorrência de espécies, de forma livre, aberta e online,
Viabilizar a participação plena das coleções biológicas
A coleção utiliza o software de sua preferência
O CRIA aceita diferentes processos de envio dos dados
Oferece auxílio no mapeamento dos dados para o padrão DarwinCore
Oferece um helpdesk para atendimento às coleções
Prover as ferramentas para avaliar a qualidade dos dados
Prover as ferramentas para busca, recuperação e visualização dos dados
Garantir que qualquer alteração do registro é feita pela coleção, no seu sistema local, portanto os registros somente são alterados no speciesLink quando a coleção atualiza os seus dados online.
A palestra tratou da qualificação do nome científico e das coordenadas geográficas dos registros enviados pela coleção que têm por objetivo indicar a qualidade do dado e aumentar o seu uso e usabilidade.
Como qualificador do nome científico, cada registro recebe uma etiqueta indicando seu status taxonômico: aceito, sinônimo, ambíguo, não encontrado, só gênero. O status taxonômico é um dos filtros disponíveis na interface de busca da rede speciesLink.
As listas taxonômicas utilizadas como referência para as coleções botânicas da rede speciesLink são Algaebase, MycoBank, Flora e Funga do Brasil e GBIF Backbone Taxonomy. As listas são atualizadas a cada 6 meses e todos os registros botânicos são reindexados.
A apresentação deu destaque à busca por espécies arbóreas nativas cujo ponto de coleta em 1985 estava em área natural do estado do Pará e que, em 2021, está em área antropizada. Trata-se de uma comparação antes e depois. O resultado das buscas nos dois anos, 1985 e 2021 foi apresentado comparando os mapas a seguir.
Outro indicador apresentado foi o número de registros e imagens do INCT-HVFF utilizadas a partir de 2012, quando esse indicador foi lançado.
Aproveitamos para novamente agradecer a RNP pelo apoio prestado ao CRIA que incluiu nossa participação na rede COMEP, a transferência dos equipamentos do CRIA ao IDC (Internet Data Center) em Brasília e a transferência de todos os sistemas públicos do CRIA ao CDC (Centro de Dados Compartilhados) em Recife. A RNP continua desempenhando um papel central na rede speciesLink, que é a ligação internet entre os institutos de pesquisa e universidades participantes da rede.
Por fim, durante o simpósio também anunciamos a integração dos dados e imagens do acervo de coletas realizadas na América do Sul do herbário Kew à rede speciesLink. A imagem a seguir apresenta o Herbário K em números e um painel com algumas imagens associadas.
No evento também foi anunciada a integração de imagens do acervo do Missouri Botanical Garden no speciesLink. São imagens de alta resolução que certamente irão auxiliar trabalhos de pesquisa e educação.
Acreditamos que uma melhor compreensão do processo de indexação dos registros e do uso da interface de busca possa incrementar o uso dos dados e imagens do speciesLink, além de estimular novas demandas.
Finalizamos ressaltando a importância do INCT-HVFF (Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia - Herbário Virtual da Flora e dos Fungos), uma parceria de centenas de herbários e instituições de pesquisa do país e do exterior, envolvendo milhares de pesquisadores, e o CRIA. Trata-se de um programa do CNPq que estimula o trabalho de cooperação científica em redes nacionais e internacionais. Os resultados alcançados também refletem o apoio financeiro recebido desde 2008.
Websites:
- speciesLink - https://specieslink.net/
- INCT-HVFF - https://incthvff.wixsite.com/inct-hvff
Legal!
ResponderExcluirCristina S.
https://foconengenharia.com.br/laudo-de-autovistoria-predial/
autovitoria
Excelente matéria!
ResponderExcluirAss:
Igor Uehara
https://www.vetopet.com.br/
VetôPet - Clínica Veterinária 24 horas em Maringá
Muito interessante ver como o speciesLink está desempenhando um papel crucial no INCT-HVFF! A integração de dados e a facilitação do acesso à informação são fundamentais para o avanço da pesquisa científica e a conservação da biodiversidade. Iniciativas como essa mostram a importância da colaboração e do compartilhamento de conhecimento para enfrentar os desafios ambientais. Parabéns a todos os envolvidos! 🌱📊
ResponderExcluir