Para aqueles que não conhecem o sistema, o Lacunas usa como referência a Flora do Brasil 2020, indicando o status dos dados de cada espécie válida na referida lista. Da Flora do Brasil 2020 são utilizadas as seguintes informações:
- a classificação hierárquica de cada grupo taxonômico (Algas, Angiospermas, Briófitas, Fungos, Gimnospermas e Pteridófitas)
- a indicação se a espécie é nativa, naturalizada ou cultivada
- os nomes aceitos e seus sinônimos
- os Estados de ocorrência
Novos desenvolvimentos foram apresentados ao longo dos anos, como:
- a integração das informações da Portaria no. 443 com a Lista Nacional Oficial de Espécies da Flora Ameaçadas de Extinção
- os relatórios de avaliação de risco de extinção do Centro Nacional de Conservação da Flora – CNCFlora através de seus serviços web
- a introdução de gráficos comparativos dos diferentes relatórios Lacunas a partir de janeiro de 2015 para que usuários possam visualizar a evolução qualitativa dos dados do Herbário Virtual.
A figura a seguir mostra a evolução do número de espécies de fungos citadas na Flora 2020, sem registros no Herbário Virtual.
Esse post tem por objetivo comunicar o desenvolvimento de um novo aplicativo em resposta à demanda da comunidade botânica. Para avaliar o status de uma espécie, era necessário passar por todos os níveis hierárquicos. Agora é possível digitar o nome de uma espécie para obter a informação desejada.
À medida que o usuário for digitando, as opções são apresentadas, inclusive os sinônimos.
Esperamos que essa nova ferramenta possa facilitar o uso do sistema Lacunas, tornando-o mais útil para diminuir nossas lacunas de dados e de conhecimento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário