26 de mai. de 2020

Dados do Herbário da Universidade de Montpellier na rede speciesLink

Mariângela Menezes (Museu Nacional, Comitê Gestor INCT-Herbário Virtual)


O herbário da Universidade de Montpellier (MPU), pelo volume e valor histórico de suas coleções, é considerado o segundo mais importante da França e está entre os 20 maiores herbários do Mundo. Embora, algumas amostras da coleção geral sejam atribuídas a P.R. de Belleval (1564-1632), o herbário MPU foi criado no início do século XIX (1809) sob a direção de A.P de Candolle, associado à Faculdade de Medicina. Posteriormente, o herbário da Faculdade de Medicina foi agregado aos herbários da Faculdade de Farmácia e de Ciências em um único local, formando o Instituto de Botânica, em 1889. O prédio do Instituto de Botânica foi destruído e substituído pelo prédio atual, inaugurado em 1959.

O herbário detém aproximadamente 2,5 milhões de espécimes de plantas vasculares, criptógamos, fungos e líquens. Suas coleções mais antigas datam do séc. XVII e o número de tipos é estimado em mais de 50.000 amostras. Trata-se de um herbário muito representativo em termos da biodiversidade vegetal, uma vez que agrega material oriundo de inúmeros países, com destaque para amostras coletadas na Europa, região do Mediterrâneo e Oriente Próximo, e em menor número, amostras oriundas da América do Norte e do Sul (incluindo o Brasil), Oceania (incluindo a Austrália), África e Ásia.

Dentre as várias e importantes coleções de plantas fanerogâmicas se destacam as de Chirac, Broussonet, Boissier de Sauvages, Braun-Blanquet, Cambessèdes, Delile, Saint-Hilaire. As coleções de criptógamos, também, são particularmente importantes e incluem, p.ex. coletas de cianobactérias feitas por Ch. Flahault, de musgos e líquens por M. B.de Lesdain, além de outras coletas de samambaias e fungos.

Rollinia longifolia A.St.-Hil. typeDet: Saint-Hilaire
MPU010754 Coleta: Saint-Hilaire, A. de 
Loc: cueuilli auprès du lac de Fretas près Rio de Janeiro Brésil

Cerastium rivulare Cambess. lectotypeDet: Cambessèdes
MPU010806 Coleta: Saint-Hilaire, A. de 
Loc: Brésil
O herbário conta com um acervo de botânica tropical, cujas amostras foram coletadas na segunda metade do século XX, durante a exploração de florestas equatoriais pelas missões da “Operation Canopy”, coordenada por Francis Hallé, na África, América Latina, Ásia e Oceania; além de uma carpoteca, uma xiloteca e várias caixas com lâminas de pólens, esporos, tecidos, etc.

O herbário MPU tem sob a sua guarda inúmeras pranchas originais históricas, em geral acompanhadas de documentos, igualmente preciosos como: os desenhos em aquarela das plantas de Broussonet; as anotações e os manuscritos sobre cogumelos de Delile, complementados por aquarelas de Node-Véran; os manuscritos, os desenhos e as aquarelas sobre fungos do norte da África de G. Malençon e R. Maire; três coleções de ilustrações de plantas e fungos de Node-Véran (1773-1852), além de dezenas de esboços botânicos, notas e correspondências de diferentes pesquisadores.

É importante destacar que a rede nacional da França - RECOLNAT foi responsável pela organização e financiamento da digitalização do acervo.

O Herbário MPU compartilha com o INCT-Herbário Virtual 5.079 registros de 1.352 espécies aceitas de amostras coletadas na América do Sul entre 1767 e 2009. 

São 4.761 registros de tipos, sendo 1.959 coletados no Brasil. Desses, 477 possuem imagens online.


Agradecemos à Universidade de Montpellier por compartilhar, de forma livre e aberta, os dados de seu acervo de grande relevância para a botânica do Brasil. Acessem o Herbário da Universidade de Montpellier - Acervo América do Sul e enviem seus comentários.

Nenhum comentário:

Postar um comentário