8 de dez. de 2020

20 anos do Centro de Referência em Informação Ambiental

Hoje, 8 de dezembro de 2020, celebramos o vigésimo aniversário do CRIA, uma instituição constituída para disseminar o conhecimento científico e, dessa forma promover a conservação e uso sustentável dos recursos naturais do país. 

Temos muito o que celebrar! Ao longo do tempo estabelecemos importantes parcerias com instituições de ensino e pesquisa, com destaque às instituições mantenedoras de coleções biológicas do país e do exterior. Juntos, desenvolvemos a rede speciesLink, uma e-infraestrutura de dados sobre a ocorrência de espécimes de acesso livre e aberto a todos os interessados. A rede teve início em 2001 com o apoio do programa Biota Fapesp para integrar os acervos das coleções paulistas. Ao longo dos 19 anos de desenvolvimento, com o apoio das agências de fomento federais como CNPq, CAPES e Finep, e das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa como a Facepe, Fapesp, Fapes e Fapemig a rede conta com pelo menos uma coleção em cada estado da União e do Distrito Federal.

Essa rede provê dados de mais de 15 milhões de ocorrências de espécimes, sendo mais de 90% associados a amostras físicas do material coletado. São coletas desde o período Holandês com o herbário Marcgrave (1637-1644) passando por vários naturalistas como Saint-Hilaire, Martius & Spix, Glaziou e inúmeros outros. 

Inclui também coletas de grandes nomes de pesquisadores brasileiros como o botânico Gerdt Hatschbach, fundador do Museu Botânico de Curitiba e o maior coletor botânico da rede speciesLink, e o Prof. João M. F. Camargo, um naturalista dedicado às abelhas, o maior coletor de espécimes de abelhas na rede speciesLink.

A força da rede é o trabalho coletivo e colaborativo das equipes associadas às 158 instituições com coleções biológicas do país e do exterior que compartilham mais de 15 milhões de registros e 4 milhões de imagens de forma livre a aberto a todos. Aproveitamos essa data para agradecer a esses milhares de pesquisadores que colocam o seu conhecimento a serviço da sociedade.

Agradecemos ainda o Comitê Gestor do INCT-Herbário Virtual da Flora e dos Fungos em nome da Profa. Leonor Costa Maia, coordenadora desse INCT, por todo apoio e parceria nos últimos 10 anos. Incluímos um agradecimento especial à Dra. Ana Lúcia Assad, que nos últimos cinco anos tem trabalhado no fomento às ações de organização e disseminação de informações sobre abelhas, um grupo tão importante para a agricultura e manutenção das nossas áreas naturais.

Outro parceiro fundamental é a RNP,  Rede Nacional de Ensino e Pesquisa, cuja infraestrutura possibilita a participação plena das coleções de todo território nacional na rede speciesLink. A RNP também é responsável pelos serviços em nuvem utilizados pelo CRIA para todo o seu desenvolvimento e manutenção dos sistemas públicos de informação.

Por fim, agradecemos aos membros dos nossos Conselhos Deliberativo e Fiscal, extremamente envolvidos nessa trajetória e parceiro na busca da nossa sustentabilidade institucional.

Equipe do CRIA, 2020 


Aproveitamos a oportunidade para sugerir a visita a outros produtos do CRIA.

  • Flora brasiliensis, a magnífica obra produzida entre 1840 e 1906 pelos editores Carl Friedrich Philipp von Martius, August Wilhelm Eichler e Ignatz Urban, com a participação de 65 especialistas de vários países.
  • Herbário Virtual A. de Saint-Hilaire, apresenta a coleção botânica de Auguste de Saint-Hilaire, incluindo seus cadernos de campo e as plantas do Brasil coletadas durante suas viagens de exploração de 1816 a 1822.
  • Catálogo de Abelhas Moure, produto do trabalho do Padre Jesus Santiago Moure com as espécies de abelhas neotropicais, que teve continuidade por especialistas brasileiros sob a coordenação do Prof. Gabriel Melo.
  • Sistema de Informação Científica sobre Abelhas Neotropicais, uma plataforma de pesquisa que tem por objetivo facilitar o acesso à informação científica disponível em diferentes sistemas on-line.


8 comentários:

  1. Parabéns ao Blog CRIA!!!
    Vocês estão de parabéns mesmo por disseminar material científico de alto padrão!
    Sem dúvida, este trabalho é de tirar o chapéu!
    Eu trabalho com gramas, e temos principalmente 6 espécies: Grama São Carlos, Grama Esmeralda, Grama Coreana, Grama Bermuda, Grama Batatais, Grama Santo Agostinho que são as que mais comercializamos aqui no Brasil.
    Mas, de longe, Grama Esmeralda é a mais pedida. Muita gente nos pergunta sobre detalhes sobre ela e principalmente sobre
    Preço da Grama Esmeralda. É o carro chefe.
    De qualquer forma, tem muitas outras espécies e sub-espécies de grama aqui e fora do país. É uma área muito legal.
    Catalogar tudo isso dever ser bem desafiador.
    Novamente, parabéns para vocês!!!
    Adriana do Real Gramas

    ResponderExcluir
  2. The high precision machining firm was originally acquired by 3D Systems in 2013, however co-founders Kyle von Hasseln and Meagan Bozeman decided to reverse course. Together, they wrestled the corporate free once more from its corporate overlords and they are having another go at growing it — and the Currant 3D printer the corporate sells — by themselves. Now, you might be thinking “how can I justify spending all this money on a product with a 7.9×7.9×7.3” build space. Well, this printer has quantity of|numerous|a variety of} options that make it a powerful contender, and we’ll define these beneath.

    ResponderExcluir

  3. Thank you for letting me know the good content.

    ResponderExcluir
  4. Extremely helpful info. I love this information. Thank you and best of luck.

    ResponderExcluir
  5. I really need to to thank you for this good read!! I certainly loved every bit of it.

    ResponderExcluir
  6. Good click article. Very thankful Cheers! Excellent writing man, thanks

    ResponderExcluir
  7. Definitely a good blog, Thank you for sharing. Keep on blogging buddy

    ResponderExcluir
  8. Very good written information. Keep up the good work. Thanks for this share

    ResponderExcluir