24 de fev. de 2021

Nova coleção de borboletas está disponível online na rede speciesLink

 Kátia Aleixo, Associação Brasileira de Estudo das Abelhas - A.B.E.L.H.A.


Desde janeiro deste ano, mais uma coleção de insetos disponibilizou dados e imagens na rede speciesLink, o acervo de Lepidópteros da Santa Genebra. A fototeca é fruto da parceria entre o Centro de Referência em Informação Ambiental (CRIA) e a Fundação José Pedro de Oliveira (FJPO), com o apoio da associação A.B.E.L.H.A..

Atualmente, podem ser acessados 42 registros online na rede speciesLink, incluindo lindas imagens dos espécimes catalogados.


Borboleta conhecida popularmente como Olho-de-coruja (Caligo illioneus) (cc) Lepidópteros da Santa Genebra (LSG).


Borboleta conhecida popularmente como Borboleta-do-girassol (Chlosyne lacinia saundersi) (cc) Lepidópteros da Santa Genebra (LSG)
 

Lepidópteros da Santa Genebra

A fototeca está sob responsabilidade da FJPO e conta com registros de espécies de borboletas de ocorrência na Unidade de Conservação (UC) ARIE Mata de Santa Genebra, maior fragmento de floresta nativa da região metropolitana de Campinas - SP. É interessante destacar que, ao longo de mais de 30 anos, já foram catalogadas 700 espécies em levantamentos realizados na UC. Os espécimes encontram-se depositados na Coleção de Lepidoptera do Instituto de Biociências da UNICAMP.

A fototeca será continuamente incrementada com os registros realizados na ARIE Mata de Santa Genebra pela equipe da FJPO, gestora da UC, e pelos participantes do Programa de Fotografia da Natureza, que busca aproveitar o potencial da fotografia como ferramenta para educação ambiental e promover o envolvimento da comunidade na divulgação e valorização dessa UC de grande importância regional.


Importantes polinizadores

As borboletas e mariposas compreendem a ordem Lepidoptera, segunda maior em número de espécies do grupo dos insetos, atrás apenas de Coleoptera (besouros). Do total de espécies de lepidópteros conhecidas, 90% visitam flores para se alimentarem de néctar e, assim, polinizam centenas de espécies vegetais no país.

Na agricultura, segundo o Relatório Temático sobre Polinização, Polinizadores e Produção de Alimentos no Brasil, as borboletas visitam as flores de 45 cultivos e polinizam quatro deles: laranjeira, mangabeira, pereira e abacaxizeiro-do-cerrado. Ao todo, 40 espécies de borboletas visitam cultivos, das quais 14 atuam como polinizadores.

Já as mariposas visitam as flores de 12 cultivos e cooperam para a polinização do pequizeiro, piquiazeiro, jaracatiazeiro e mangabeira, atuando como principais polinizadores deste último. Um total de 20 espécies de mariposas são visitantes florais de cultivos, sendo 13 delas identificadas como polinizadores.

A rede speciesLink

A rede speciesLink, mantida pelo Centro de Referência em Informação Ambiental (CRIA), é um sistema que tem por objetivo integrar a informação primária sobre biodiversidade que está disponível em museus, herbários e coleções biológicas, tornando-a disponível, de forma livre e aberta na Internet, para o público em geral. Atualmente, existem mais de 15 milhões de registros online na rede, distribuídos em 534 coleções e subcoleções biológicas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário